Viver a experiência de Confiança e Liberdade — Porque Empoderar seu Time

Por Priscila Cavalari [Psicóloga | Tech Recruiter | Squad Leader na SOUTH SYSTEM]

Minha inspiração para escrever esse texto veio quando vi uma publicação sobre vendas! Isso mesmo, a publicação falava sobre “como deixar claro o meu propósito para meus clientes”.

Na hora veio aquele click, isso serve para os colaboradores das empresas também, não é mesmo? Afinal, quando você quer que seu cliente seja fiel, o que você oferta para ele?

O post deixava algumas dicas, vejam:

1. Faça com que o cliente entenda o seu VALOR, não o seu preço. — Faça que seu talento entenda o valor da organização e o seu propósito, e não somente o resultado final.

2. Coloque em todos os pontos de contato online e offline os porquês da empresa, os valores inegociáveis, o seu compromisso não só́ com o cliente, mas com o mundo. — Mostre o que sua empresa representa e o porquê esse colaborador está ali: Valorize-o!

3. Fale, repita e repita de novo sobre seu propósito. — Uma boa experiência cativa tanto que nos faz querer sempre fazer parte 😊

4. Faça uma entrega de serviço ou produto que faça o cliente sentir que está recebendo mais do que um simples produto ou serviço. — Enfim, empodere e permita o talento SER ele mesmo, mostrar seu melhor.

Agora pensa comigo: Essas dicas para vendas servem também para reter aqueles que fazem acontecer ♡

Porque funcionários totalmente empoderados tomam boas decisões e resolvem problemas?

Quatro ações são essenciais para as organizações empoderarem seus talentos e melhorarem a tomada de decisão delegada no dia a dia:

  • Garantir que a sua organização tenha uma estratégia bem definida e compreendida por todos. O empoderamento será muito mais fácil se a intenção estratégica da organização for clara. Se todos souberem onde a organização está tentando chegar, as equipes poderão caminhar na mesma direção sem exigir supervisão constante do líder. Um desfecho e pontos de contato claramente articulados ao longo do caminho oferecem as garantias para o empoderamento, mantendo o processo dentro do planejado.
  • Definir claramente papéis e responsabilidades. O fundamento de todos os esforços de empoderamento é que todos saibam exatamente quem é responsável por tomar cada decisão. Quando papéis e responsabilidades são imprecisos, as decisões acabam voltando para os gestores seniores ou sendo postergadas indefinidamente. É importante ressaltar que, uma vez que as decisões são tomadas, as equipes precisam aderir ao princípio de gestão “discordar e comprometer-se”: todos, independentemente de sua perspectiva inicial, devem apoiar a decisão final.
  • Investir na capacitação e carreira desde o início. As organizações precisam cultivar as habilidades de tomada de decisão, como resolução de problemas, avaliação de performance e análise de riscos. Os gestores precisam dedicar tempo significativo para treinamento dos funcionários e dar a eles oportunidades de crescimento. Para ajudar os gestores nessas tarefas, a organização também precisa investir em esforços para desenvolver suas habilidades de liderança.
  • Construir uma cultura voltada ao empoderamento. A mentalidade de empoderamento precisa ser estimulada na cultura da organização. Os líderes precisam ser exemplos de mentalidades e comportamentos que promovam o empoderamento, e os gestores precisam ser exemplos, comunicar e construir as habilidades que eles querem ver na organização. Gestores e colaboradores, em particular, precisarão de amparo significativo para estarem seguros se falharem. Para acomodar, e até mesmo celebrar, essa como uma etapa necessária no caminho para o sucesso, os líderes precisam fazer esforços significativos para retrabalhar os processos e estruturas de gestão de performance, investimento e treinamento.

Sim nós sabemos que nem sempre os gestores têm tempo para serem altamente envolvidos em todas as decisões do negócio. Acredito que incentivá-los a realizar esforços desde o início para decidir o que vale seu foco de atenção já é uma mudança tremenda para o caminho de empoderamento. Se eles puderem delegar decisões importantes para uma pessoa altamente capacitada, precisam desempenhar o papel de treinadores. A mudança vem! Eu sei que sim, mas se você precisar de um empurrãozinho, eu to aqui tá? Só me chamar ☺ ✔

Curtiu? Compartilha com tua rede! =)

--

--

Impulsionar pessoas para inovar o mundo

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store