Quero ser um desenvolvedor mas não sei o que estudar

Image for post
Image for post

Spoiler: Você também consegue!

Buenas, continuando então a nossa trajetória de migrar de área, caso você tenha perdido a parte I que é de como que consegui deixar de ser um analista de suporte e virar um programador, é só clicar aqui.

Está decidido? Vai encarar a bronca? Então vamos lá! Lembrando que não sou nenhum especialista e até o momento, não sou um profissional com anos e anos de experiência mas irei dar a minha humilde e simples opinião.

ATENÇÃO: Gostaria delembrar que esse post será 100% focado na linguagem Java que é a que eu trabalho e estudo atualmente, outra coisa é que não irá contemplar tudo no seus mínimos detalhes, será um overview sobre uma trilha que você poderá percorrer, porém haverá muitos obstáculos e será sua missão passar por eles, ficou com alguma dúvida sobre algo que viu nos vídeos? vá para internet, pesquise, pergunte e será assim que irá aprender. Bons estudos!

Vou colocar uma trilha de estudos gratuita que na minha opinião seria um começo pra você poder se candidatar em vagas de júnior e estágios.

Você deve estar se perguntando, devo começar por JSP, JSF, Thymeleaf e por ai vai, a minha resposta é…. depende! Ao meu ver não, pois isso apesar de ser ainda usado, não é mais tão requisitado como foi antigamente, nosso objetivo aqui são vagas atuais e tecnologias usadas em sua grande maioria pelas empresas de TI, caso você queira estudar, todo conhecimento é válido mas depende em que momento você quer adquirir.

Começando então..

Lembrando que talvez você veja os mesmos assuntos nos cursos que irei citar aqui mas é sempre bom relembrar.

Lógica de programação: Sim meu caro amigo leitor, sem isso, seu cérebro não irá pensar na forma que um computador trabalha e como ele irá executar o seus comandos, primeiro você precisa pensar como ele e depois mandar ele fazer o que você quiser. Vamos a um exemplo, pensa ai como você pediria para o seu código fritar um ovo. Coisa simples, não? Pegar o ovo na geladeira, fritar na frigideira, colocar no prato e thanran! Ovo frito prontinho pra ser degustado, certo? ERRADO!

Como que o compilador saberá como ele vai pegar o ovo na geladeira, vai sacudir? Quebrar a porta? E como será frito o ovo, sem acender o fogão? Onde acende o fogão? Precisa de fósforos? Vai fritar o ovo sem óleo? E depois pra retirar? Vai colocar a mão direto no óleo quente? Sim meu caro, isso é a lógica de programação, bem, quase isso. Você terá que dizer passo a passo todo o processo, do início ao fim de qualquer operação que desejar que o computador faça. Da uma olhada nesse vídeo que você irá entender exatamente do que eu estou falando:

Infelizmente não achei o vídeo legendado no youtube, mas caso queira ver, tem esse aqui no Facebook https://www.facebook.com/cau2012/videos/10217437934203590/

Gostou? Então toma essas aulas incríveis do mestre curso em vídeo pra começar a praticar já a sua lógica de programação: https://www.cursoemvideo.com/course/curso-de-algoritmo/

Bom, agora que você já consegue pensar em todos ou quase todos os passos para o computador executar qualquer tarefa.

Não adianta apenas você olhar os vídeos mexendo no celular, atualizando o Instagram, curtindo uma fotinho aqui, outra ali. Esquece tudo e foca nos vídeos. Faça os exercícios, pratique e muito!

Cansou? Não, né? Tenho certeza que tirou isso de letra e já está criando muitos for each, if else e por ai vai. Só não esqueça de adicionar absolutamente tudo no GitHub, pois conforme eu falei no primeiro post, lá é o seu caderno de exercícios. Continuando sobre esse tema, vou deixar aqui outro curso 100% gratuito sobre Git e GitHub do mestre Willian Vasconcellos. https://www.udemy.com/course/git-e-github-para-iniciantes/

Ufa! Por hoje é só! Você tem bastante trabalho pela frente, muitas horas de estudos e prática, até lá, vou escrever a terceira parte, novos assuntos, novos aprendizados mas tenho certeza que também irá tirar de letra tudo isso.

Muito obrigado a você que leu até aqui, espero que essa postagem seja seu pontapé inicial para entrar no mercado como um desenvolvedor Java. Gostou do post? Quer ser minha conexão no LinkedIn? Sinta-se a vontade para me adicionar, é só clicar aqui!

Originally published at https://gabryell95rodrigues.medium.com on December 5, 2020.

Impulsionar pessoas para inovar o mundo

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store