Quem está olhando para os dados?
Estamos em um momento que as empresas vivenciam uma corrida pela digitalização. O desenvolvimento de estratégias digitais já é uma necessidade e tudo precisa acontecer em ritmo acelerado. Rapidamente os setores de TI estão absorvendo diversas responsabilidades, assumindo um papel cada vez mais importante nas organizações sejam elas orientadas por dados ou não.
É certo que o senso de urgência e a capacidade de adaptação devem estar presentes em momentos como este, mas desenvolver uma estratégia que priorize o uso de dados da organização a favor de seu desenvolvimento, é tão importante quanto aplicar o uso de software para ajudar nos negócios.
Dados e Software são ativos complementares, e devem ser tratados como tal. Um bom software deve ser capaz de ajudar a organização a extrair o máximo de valor possível sobre os dados com que ele opera. Dificilmente o software vai gerar valor sem dados de qualidade, pois dados são matéria prima para análises e a chave para alavancar o uso de inteligência artificial.
Apressar o desenvolvimento ou implantação de software, sem pensar no uso de dados pode comprometer a jornada de transformação digital. Já vi organizações comprarem software sem que ele disponha de um meio de integração com plataformas de análises de dados, por exemplo. O que cria uma relação de dependência da organização com o fornecedor, mesmo sendo ela a dona dos dados.
Como profissional da área, recomendo fortemente que as organizações busquem junto a seus fornecedores de software, o desenvolvimento de um plano para seus dados. Entender como dados estão sendo tratados e planejar seu uso analítico poderá trazer benefícios como a otimização de processos, diminuição de erros e prevenção a fraudes.
Existem ainda uma série de outras razões para zelar pelos dados, incluindo segurança, arquitetura de informação e até questões legais como a Lei Geral de Proteção de Dados. Mas a que mais me faz brilhar os olhos é o desenvolvimento de novos produtos com base em informações e conhecimentos extraídos a partir de dados. Sim, isso também pode fazer parte da estratégia, como chegar lá? Comece perguntando ao time: quem está olhando para os dados?
Originally published at https://medium.com on July 1, 2020.