Produteiros de Primeira Viagem

Mudanças na carreira sempre causam um frio na barriga, ansiedade e insegurança chegam juntamente com a dúvida se estamos ou não tomando uma decisão assertiva. Há quase dois anos decidi migrar da área de suporte que estava consolidado há quase seis anos e migrar para a área de produtos.

A paixão por produtos se deu após ter tido o contato com as metodologias ágeis como Scrum e Kamban, e o meu espírito de querer sempre estar um passo à frente nos planejamentos e forma de gerenciar tudo o que está à minha volta. Mesmo tendo um conhecimento intermediário em algumas metodologias ágeis e algumas certificações que havia investido ainda, o mundo de produtos era muito novo e desafiador para mim. À medida que o tempo passava, percebi que muitos colegas que migravam de outras áreas para o mundo de produtos sentiam a mesma dificuldade. Foi então que nasceu o programa Produteiros de Primeira Viagem, um programa direcionado para quem quer migrar ou está migrando para a área de produtos. Nesse post irei elencar algumas dicas que podem ajudar bastante em nossa rotina diária de produteiros e quem sabe te despertar para uma possível migração para o time de produtos.

O que devo encontrar no dia a dia de um produteiro?

A rotina de alguém da área de produtos nunca é monótona, sempre temos novos desafios e a palavra rotina não cabe dentro de uma equipe de produtos, a cada dia temos a oportunidade de construir um produto melhor através dos artefatos e as cerimônias com o time ágil. Sempre procurando agregar maior valor ao produto e otimizando cada entrega, é essencial para o dia a dia de um produteiro que ele tenha sempre afiado os seus superpoderes:

Negociação e Articulação:

No dia a dia de produtos sempre teremos usar nosso poder de negociação e articulação, para que assim as priorizações ocorram de maneira assertiva, os prazos sejam mantidos e que os talentos e recursos do time sejam bem aproveitados, para isso é importante ter clareza e objetividade na comunicação, sempre apresentando dados e comunicando o que se espera assim evitamos ruídos na comunicação e teremos sempre maior fluidez.

Foco e Senso Crítico:

Sempre aparecerão algumas distrações ao longo do ciclo de vida de seu produto para tirar o foco de suas entregas e prazos. Nessas horas foco e senso crítico para analisar o que tem maior valor para o cliente, produto e entrega é crucial, sempre lembrando que devemos ser flexíveis, dessa forma toda ideia é válida, no entanto não quer dizer que agora será o melhor momento de ser priorizada. Lembre-se que você está na cadeira de motorista do seu produto e não na de passageiro, então você deverá guiar os passos que serão dados através da priorização a ser realizada.

Senso de Dono:

Nunca devemos esquecer que somos o dono do produto e nos cabe manter a integridade e qualidade do mesmo juntamente com todo o time. Então você deverá saber para onde vai, pois se eu sei quem eu sou (dono do produto), e sei para onde vou, outros me seguirão. Porém se não sei quem sou e meu papel no time, se não tenho definido onde quero chegar e em que direção meu produto irá, o time irá ficar confuso e não conseguirá atingir o objetivo final.

Mas afinal de contas o que Product Owner faz e qual é seu papel no desenvolvimento Ágil?

Um P.O realiza várias atividades como dono do produto, dentre elas destaco as seguintes:

  • Criação e atualização do backlog, sempre tendo o cuidado de incluir e descartar itens que não mais façam sentido e não serão priorizados;
  • Apresentação dos itens do backlog que deverão ser priorizados em seus diferentes níveis como início do desenvolvimento, entrega do MVP e lançamento do produto;
  • Análise de métricas quantitativas e qualitativas para que se tenha um gerenciamento high performance;
  • Definição da estratégia do produto, para que o mesmo possa atingir com qualidade e eficiência seu propósito;
  • Mapeamento da experiência do cliente para que o mesmo possa ter suas expectativas atendidas de forma excelente.
  • Status Report, dessa forma conseguimos dar clareza e visibilidade a todas as partes envolvidas no desenvolvimento do produto de como está o desenvolvimento do mesmo.

Atualmente o mercado de trabalho para Product Owner está bastante aquecido, muitas oportunidades estão surgindo e se você deseja mudar de área, encontrará o desafio de construir produtos que venham a melhorar a vida de pessoas, impactar uma sociedade e tornar um mundo melhor através de produtos, então vamos embarcar nessa aventura?

--

--

--

Impulsionar pessoas para inovar o mundo

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
SOUTH SYSTEM

SOUTH SYSTEM

Impulsionar pessoas para inovar o mundo

More from Medium

When “better planning” isn’t the answer

Scrum 101: Overview and Example

Refine your refinements

Lightbulb momemt

Laws of Agile — Parkinson’s Law, and how you can get rid of it with Agile