Posicionamento Ágil (pocket)

SOUTH SYSTEM
2 min readFeb 2, 2021

Não, não me refiro ao vencedor da ‘dança das cadeiras’, não nesta (primeira) vez!
É além da metodologia de trabalho, tem a ver com postura, pertencimento e o quanto se é ativo. A Metodologia Ágil tem espaço marcado no ramo da Tecnologia, porém, na prática, poucas empresas/pessoas conseguem atingir o comportamento ágil. O por quê? É até clichê comentar… a realidade é que depende do indivíduo, que muitas vezes, é individualista. Tu não precisa só ter pensamento ágil porque está em um projeto ágil, é pequeno pensar assim. Quando tu está em uma empresa deve compreender o meio que está inserido e entender que tua atuação também constrói a empresa.

Independente da metodologia utilizada no projeto que tu esteja executando, ter pensamento ágil só ajuda e agrega. Tudo bem o projeto ser cascata e ter pensamento ágil, tudo bem ser um projeto híbrido e ter pensamento ágil, isso não é errado, muito pelo contrário, isso é o esperado! É esperado que as pessoas tenham senso de urgência e saibam priorizar as tarefas. O senso de equipe praticamente define se haverá companheirismo entre os membros; eu não me preocupo somente com as minhas tarefas, eu passo a me preocupar se o colega vai conseguir vencer as dele! E certo, fazemos um grande esforço, sabemos para quê? Olha, temos que saber onde queremos chegar, certo? (Se não souber, é bom começar a refletir ;) ). Devemos também, para poder dizer que temos pensamento ágil, levantar problemas, ou potenciais problemas, e fazer parte da solução. E por fim, e igualmente importante, saber dar feedback (e saber receber!) para seus companheiros; o feedback positivo todos querem dar, e o negativo? Não seja a pessoa que se esconde atrás da liderança, tenha coragem, peça ajuda para entender como pode dar um feedback negativo e mesmo assim manter um bom relacionamento. E, claro, aprenda com os erros!

Originally published at https://medium.com on February 2, 2021.

--

--