Por que robôs não irão substituir pessoas no trabalho?

Conforme a tecnologia foi avançando e o mundo se adaptando a incluir essa inovação no dia a dia, começou a se formar uma ideia de que seriam criados robôs e que eles poderiam ocupar o lugar das pessoas em suas atividades profissionais. O que pouco se pensou, foi na possibilidade de os robôs se tornarem colegas e não rivais, em um contexto que se utilizaria da tecnologia para execução de tarefas operacionais, tornando os seres humanos profissionais focados em estratégias e sentimentos para criação de projetos.

É neste momento que você precisa refletir sobre suas qualidades profissionais e se fazer a seguinte pergunta: Quais são as competências ou os conhecimentos únicos que eu ofereço para o mercado de trabalho?

Você precisa estar preparado(a) para responder essa pergunta e, principalmente, se aperfeiçoar, para que os robôs consigam fazer aquilo que você não é tão bom ou que demanda muito seu tempo.

Segundo a revista Exame, algumas áreas e profissões encontram-se ameaçadas futuramente. São elas:

  • Arquitetura e engenharia (Desenhista de eletroeletrônicos, Desenhista de arquitetura, Engenheiro de hardware).
  • Administração e finanças (Analista de crédito, Analista de orçamento).
  • Educação e informação (Arquivista, Bibliotecário).
  • Matemática e computação (Estatístico, Atuário).
  • Direito (Vendedor de seguros, Operador de telemarketing).
  • Transporte (Escrivão, Auxiliar Jurídico).
  • Gastronomia (Barman, Cozinheiro de lanchonete).
  • Transporte (Auxiliar de estacionamento).

Para se preparar e se adaptar a essa nova era, será cobrado dos profissionais uma skill extremamente importante para se destacar: a criatividade. Considerando que os robôs poderão executar ideias já existentes, quem irá criar novas ideias? Nós! Os seres humanos!

Outra habilidade importante, atualmente, é a comunicação, levando em consideração que nesse processo será necessário fazer a ponte entre a tecnologia e a pessoa, para que funcione a engrenagem de forma natural.

Sendo assim, cada vez mais é necessário trabalharmos nossas habilidades para nos tornarmos seres humanos melhores, pois é isso que irá nos destacar dos robôs.

Impulsionar pessoas para inovar o mundo

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store