O que é Acessibilidade para você?

A acessibilidade é apenas para pessoas com alguma deficiência? Apenas para pessoas mais velhas? É voltada para pessoas que não possuem o mesmo nível que você de conhecimento? NÃO! A acessibilidade é para TODOS. Ela é tudo sobre pessoas, sem barreiras e com o intuito de dar autonomia.
Inicialmente precisamos mudar o nosso pensamento sobre a deficiência. Até os anos 60 acreditava-se que a deficiência era permanente, posteriormente descobriu-se que as deficiências poderiam também ser temporárias e, através da evolução da tecnologia, hoje é possível facilitar a vida de uma pessoa em alguma destas condições.

Porque levantei essa questão? Pois bem, muitas pessoas acreditam que se a pessoa possui alguma deficiência, isso é um problema dela e que a mesma não está apta a vivenciar por completo a evolução dos dias atuais. Esse tipo de pensamento é completamente errado! Qualquer produto que venha a ser desenvolvido, os problemas do mesmo estão na sua concepção e/ou desenvolvimento e nunca naqueles que virão a ser seus usuários. Entendeu? Nós, UX e Devs, somos responsáveis pelos produtos saírem corretamente e que, principalmente, sejam acessíveis a todos.
Precisamos pensar sempre em fornecer alternativas claras para o usuário poder utilizar um produto. Lembre-se, você pode acabar criando barreiras sem perceber, e isso é péssimo!
O bom design deve ser invisível, ou seja, o que foi projetado precisa resolver uma necessidade, e aí vem a Usabilidade ( que vamos discutir em outro artigo).
Com um bom senso de usabilidade, o design será invisível sim, já que o mesmo fluirá melhor e o usuário conseguirá chegar ao seu propósito mais facilmente, deixando claro o que o produto ou serviço oferecem.

Dias atuais e a Acessibilidade

Hoje em dia se fala muito mais em acessibilidade do que há uns 7 anos atrás, essa época em que tive minha primeira aula de libras e verdadeiramente entendi o quão importante é a empatia.
Em 2020, com a mudança no nosso cotidiano por causa do COVID, as pessoas começaram a ver o quanto a acessibilidade é importante. O que antes achávamos ser algo supérfluo como chamadas de vídeo e áudio, as quais passamos a usar como ferramentas diárias para reuniões, testes, entrevistas e até mesmo um meio de estarmos próximos de nossos amigos e familiares. O que antes achávamos desnecessário ensinar aos nossos pais ou avós como usar o celular, passou a ser essencial, inclusive nos arrependemos de não termos ensinado antes. Mas alguém pensou que na verdade, independente da idade, deveria ser fácil o uso dessas ferramentas?
A tecnologia permite a acessibilidade, mas e as pessoas permitem? O que é desenvolvido é pensado na acessibilidade?
As pessoas precisam começar a agir para que isso aconteça. Não espere que a empresa que contratou o seu trabalho solicite que o produto seja acessível, você como um bom profissional, seja UX, Dev ou Analista, precisa entender que o que você está desenvolvendo vai alcançar muitas pessoas e por isso você é o responsável por trazer acessibilidade ao projeto.
Por isso é sempre bom lembrar que nós não sabemos o que não sabemos, ou seja, comece a se importar e ouvir os outros, só assim vamos entender a realidade das pessoas e vamos conseguir trazer uma cultura com mais acessibilidade a todos.

Originally published at https://jessicaangelf.medium.com on March 25, 2021.

Impulsionar pessoas para inovar o mundo

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store