O Papel do Product Owner Ágil na Comunicação de um Projeto

No contexto da metodologia Scrum, o Product Onwer (PO), como se pode depreender de sua tradução do inglês, é o “dono do produto”. Mas o que isso significa exatamente? Para quem já atua como gestor de projetos, pode-se dizer que o PO está muito próximo da figura do Project Manager (PM) em sua acepção convencional. Porém, no que se segue, desejo me concentrar brevemente no que considero ser uma das principais habilidades do PO: a comunicação.

De fato, o papel comunictivo do PO é tão importante que ele é considerado a “voz do cliente”. O PO deve ser capaz de falar com o cliente de forma eficaz, entender suas necessidades e traduzi-las para o time de desenvolvedores. Este é o primeiro passo para buscar soluções e uma materialização entregável (o produto) para o cliente.

Em sua comunicação com o cliente, o PO começa a definir o objetivo principal do projeto com base nas regras do negócio. A partir de então, cria as histórias de usuário e os critérios de aceitação para que o time de desenvolvimento comece a executar o projeto, num primeiro ciclo de atividades, que é o sprint.

Numa segunda frente o PO volta a sua habilidade de comunicação para o time de desenvolvedores, com o qual trabalhará com uma lista de pendências, o Backlog do produto e das narrações em forma de história que ele obteve a partir das múltiplas conversas com o cliente.

Trabalhando em tempo integral, o PO vale-se de sua habilidade comunicativa e sua sensibilidade linguística para a resolução de requisitos muitas vezes ambíguos e contraditórios, e na extração dos padrões de comportamento que permitirão a conclusão bem sucedida do projeto e a entrega final do produto.

Originally published at https://medium.com on December 24, 2021.

Impulsionar pessoas para inovar o mundo

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.