O Maravilhoso Mundo do UX

Desde que eu me conheço como pessoa sempre fui muito diferente do que seria o normal na minha cidade natal. Mas o que seria o normal afinal? Eu nunca consegui responder isso, pois para mim cada pessoa é única e com isso ninguém seria igual. Eu lembro quando falei para os meus pais que queria seguir na área de tecnologia, pois meu sonho era ser desenvolvedora de games. Esse sonho durou por alguns anos, até reparar que talvez a programação não era o meu caminho. Mas então o que fazer agora? Quando entrei para a faculdade recém tinha feito 18 anos, confesso que estava perdida, assim como qualquer pessoa nessa idade.

Aos meus 22 anos optei por cursar Design. Minha carreira profissional começou um tanto quanto inusitada, pois já fui Designer, Fotógrafa, Editora de Vídeo, Social Media, Analista de Marketing… até que o universo me passou uma rasteira para que eu acordasse e descobrisse de uma forma nada agradável o quanto era importante você amar o que você faz. Sim parece balela, mas não é. Acredite em mim jovem Padawan.

Foi então que eu descobri o maravilhoso mundo da área de UX, e me senti que nem a Alice caindo na toca do Coelho e não querendo mais sair do País das Maravilhas. Esse artigo se destina a você que quer aprender e entender melhor esse universo.

O termo UX se popularizou no início de 1990 com Don Norman. Ele acreditava que termos como Interface de Usuário e Usabilidade limitava muito o entendimento sobre o que realmente ele fazia.

‘..É a forma com que você sente o mundo, é a forma que você experiência a sua vida, é a forma que você experiência um serviço, ou.. sim… um aplicativo ou um sistema de computador.”

Retirado do Vídeo UX Conference em São Francisco

Particularmente eu curto falar que o termo UX, User Experience, envolve principalmente entender os sentimentos de uma pessoa em relação a forma que a mesma utiliza um produto. Então dentro da palavra Experiência podemos retirar o seguinte: Vivência, Acontecimentos, Conhecimentos e Sentimentos. Já de Usuário: Pessoa que usa.

Em resumo, o UX precisa entender os objetivos do usuário criando soluções pensadas em problemas reais do cotidiano.

A área de UX é muito grande, tendo várias ramificações e derivações. Temos a área de UI que tem como foco a Interface do usuário, temos também o UX Writing (nome chique) onde a prioridade é a entrega de informações de forma clara ao usuário. Existe ainda o UX Strategy, UX Research, e mais tantos outros que nascem no mercado.

Você pode começar pelo básico que são os diversos e vastos cursos na área, mas pretendo indicar alguns dos quais já fiz e acho relevante. Lembrando que esse locais que vou mencionar também possuem cursos de outras áreas, vai que você descobre que o que realmente gosta é pintura digital? Então fica as dicas de olhar e aprender coisas novas sempre.

Cursos

Na Alura você encontra diversos cursos dentro da área de TI, isso inclui a área de UX. Tem a Udemy, que tem cursos bem completos da área. E se você deseja um intensivão com muito conhecimento, aconselho a Mergo.

Há também muitos eventos online do qual você pode aprender gratuitamente, como o TDC Online e eventos no Sympla.

Livros

Há diversos Livros dentro da área de UX que seriam fantásticos ler, indicarei alguns que são bem esclarecedores:

O Design do Dia a Dia — Don Norman
O Design Emocional — Don Norman
Em busca de boas práticas de UX Writing — Bruno Rodrigues
Sprint — Jake Knapp
Não me faça pensar — Steve Krug

Você pode pegar mais indicações de livros aqui

Podcasts

Atualmente eu escuto três podcasts que me inspiram bastante:
Layers ponto.tech: Esse é do universo de Design e todas as áreas que derivam dele.
Lambda3: Possui episódios com bastante informação sobre tecnologia, mas também episódios sobre hambúrgueres.
Hispters ponto.tech: Esse podcast é voltado para a área de TI 100%, aconselho ouvir para entender melhor os processos e as linguagens de programação.

Dica de Ouro.

Nunca pare de estudar. Aprenda e tente entender o mundo ao seu redor pois há tantas maravilhas que às vezes nós mesmos nos impedimos de ver através de desculpas ou falta de foco no que queremos. Abra suas asas e voe, afinal temos muito o que aprender nessa vida.

Originally published at https://jessicaangelf.medium.com on September 21, 2021.

Impulsionar pessoas para inovar o mundo

Impulsionar pessoas para inovar o mundo