Ferramentas para desenvolver interfaces inclusivas para daltônicos

SOUTH SYSTEM
4 min readDec 19, 2023

Artigo desenvolvido pela Tripulante Gabriela da Cruz Ferreira — UX Design na South System.

Recentemente assisti uma palestra do Thiovane Pereira, que desenvolveu o Guia de Acessibilidade Cromática para Daltonismo, e isso me inspirou a ir em busca de mais conhecimento sobre o tema e ferramentas que ajudem na hora de testar as interfaces, visto que as cores são uma parte fundamental do nosso dia a dia, tanto no meio físico como também no meio digital.

“Discromatopsia” é um termo usado para designar qualquer tipo de defeito de visão de cores. A expressão “daltonismo” é popularmente usada como sinônimo de discromatopsia, em referência ao químico John Dalton, 1766–1844, que tinha protanopia (um tipo de discromatopsia) e foi o primeiro cientista a estudar o assunto.

(Fonte: BRUNI; CRUZ, 2006)

De acordo com o site Web para todos, em matéria publicada em 2011:

Segundo a Organização Mundial da Saúde, há no mundo cerca de 350 milhões de pessoas que não conseguem perceber ou diferenciar algumas cores devido a um distúrbio na visão. Estima-se que haja 8 milhões de brasileiros e brasileiras com essa disfunção.

(Fonte: site Web para todos, 2021)

E quanto ao impacto das cores e a acessibilidade:

Pessoas com daltonismo enfrentam barreiras de acessibilidade que vão desde questões do cotidiano, como na escolha de roupas, até em situações mais complexas e tensas, como na triagem no atendimento em pronto socorros feita por cores. Essas barreiras existem em situações nas quais apenas cores são utilizadas para transmitir uma mensagem ou quando o contraste entre elas não é bom o suficiente, fazendo com que alguns elementos simplesmente não sejam percebidos por quem tem esse tipo de deficiência.

(Fonte: site Web para todos, 2021)

A seguir, as ferramentas que encontrei e testei:

1. Guia de Acessibilidade para Daltonismo

Fonte: Thioave Pereira

Não poderia começar sem antes de indicar este guia que o Thioave Pereira desenvolveu como projeto de conclusão de curso.

O material reúne quatro princípios de acessibilidade cromática que asseguram que todo e qualquer projeto ou produto comunicacional seja plenamente acessível em relação às cores. (Fonte: https://thiovane.com.br/guia-daltonismo/)

O download do guia é gratuito e possui duas versões: modo claro e modo noturno.

2. Coolors

Fonte: Coolors

Coolors é um site onde é possível gerar paletas de cores e com diversas ferramentas. Uma destas ferramentas permite verificar o contraste das cores e como elas são vistas por pessoas com daltonismo.

3. Color Blind

Com o plugin Color Blind para Figma é possível criar versões de testes das interfaces com os diferentes tipos de daltonismo, possibilitando visualizar como as cores são vistas pelas pessoas daltônicas.

Fonte: Figma

Stark

Fonte: Figma

Com o plugin do Stark é possível verificar o contraste dos elementos com sugestão de cores, simular e gerar visões.

Na mídia

Referências:

--

--