Dicas de Livros: Design

Procurando leituras sobre design?

Abaixo uma seleção de livros que eu já li sobre design e experiência do usuários que recomendo para designers e não-designers.

Psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão

Fonte: Amazon

As cores fazem parte do nosso dia-a -dia, mas nem sempre nos atentamos as emoções que elas tem a intenção de nos transmitir. Através da abordagem de Eva Heller é possível obter diversas informações sobre as cores muito interessantes para todos aqueles que trabalham com cores e também para aqueles que se interessam pelo assunto.

Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias

Uma leitura ssencial para qualquer pessoa criar soluções criativas para problemas reais através da abordagem do design thinking.

O poder do hábito

Para quem gosta de aprender sobre o comportamento humano, este livro mostra como os hábitos são formados através de exemplos reais, como relatos e depoimentos e explicações cientificas, assim como, modificar e criar novos hábitos.

HOOKED (ENGAJADO): Como construir produtos e serviços formadores de hábitos

Assim como o livro anterior, com base na profundidade da psicologia e da ciência do comportamento humano, o livro Hooked também explica como os hábitos são formados, mas através dos quatro passos do ‘Ciclos de Gancho’’: Gatilho, Ação, Investimento e Recompensa.

Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias

O método criado pelo designer Jake Knapp no período em que ele trabalhava no Google com o foco em desenvolver e testar ideias em apenas cinco dias.

Através desse método chamado de design sprint é possível criar e testar uma ideia em apenas 5 dias, ao invés de testar através de um MVP.

Não me faça pensar: atualizado

O livro clássico de Steve Krug ‘Não me faça pensar’ ganhou uma nova edição pela editora Alta Books com novos exemplos e capítulos, agora com foco para os dispositivos móveis. Antes restrito aos sites, agora os conceitos de usabilidade são também abordados no contexto de aplicativos para smartphones e tablets.

Leis da Psicologia Aplicadas a UX: Usando Psicologia Para Projetar Produtos e Serviços Melhores

Este livro explica através de leis da psicologia como os usuários se comportam, interagem com as interfaces digitais , assim como, criar produtos e experiências mais intuitivos e centrados no ser humano.

Do design thinking ao design doing

Neste livro, o especialista em design de produto, Jon Kolko, demonstra como devemos conceber e construir produtos bem-sucedidos que se conectem emocionalmente com os clientes através do entendimentos das necessidades e sentimentos do consumidor, que devem ser refletidos no produto.

O design da sua vida: Como criar uma vida boa e feliz

‘’Olhe ao redor de seu escritório ou de sua casa, para seu smartphone ou para a cadeira onde você está sentado: tudo em nossas vidas foi projetado por alguém. E cada projeto começa com um problema que um designer ou uma equipe de designers procura resolver. O mesmo pensamento responsável pela tecnologia que nos cerca, por produtos incríveis e espaços inusitados, pode ser usado para projetar e construir sua carreira e sua vida, uma vida de realizações e alegria, sem nunca perder de vista a possibilidade da surpresa.

Usando histórias reais e técnicas comprovadas, você aprenderá a construir seu caminho para uma vida gratificante, aperfeiçoada por um design de sua própria criação. Porque uma vida bem projetada significa uma vida bem vivida.’’

Fonte: Amazon

Através de diversas ferramentas, este livros nos leva a fazer reflexões para redesenhar ou desenhar uma vida, seja ela quando se está iniciando a vida acadêmica ou profissional.

Papel social do design gráfico: História, Conceitos e Atuação Profissional

O debate que este livro suscita não é se o design afeta ou não a sociedade. A questão levantada é se o designer deveria se restringir aos interesses de seus contratantes ou expandir sua capacidade comunicativa à sociedade como um todo. Caberia ao designer fazer as pessoas refletirem sobre consumismo e sustentabilidade? Ou engajar-se em programas sobre prevenção ao crime, saúde pública, planejamento familiar ou direitos humanos?

Fonte: Amazon

Projetando interfaces do usuário: Aprenda o processo de criação de interfaces com foco em UX

Este e-book é indicado para quem está começando na carreira de UX/UI Designer, designer gráfico, front end ou programadores que desejam entender mais sobre design. É mostrado passo-a-passo de como é o dia a dia de um UX/UI designer, do briefing até o lançamento do projeto.

Em busca de boas práticas de UX Writing

O livro “Em busca de boas práticas de UX Writing” é resultado do mestrado em Criação e Produção de Conteúdos Digitais cursado pelo autor Bruno Rodrigues. Bruno nos mostra as diferenças da escrita com o passar do tempo no meio digital e também entre entre redator, web writing e ux writing.

Learning 3.0: Como os profissionais criativos aprendem

Este livro leva você em uma jornada de descoberta na qual você entenderá como pode empreender efetivamente sua carreira, usando a aprendizagem como principal ferramenta para construir um futuro do qual você pode se orgulhar.

Fonte: Amazon

Este livro nos mostra que não existe o ‘’dono do conhecimento’’e o ‘aprendiz’’e sim que todos somos capaz de ensinar e aprender através da troca de conhecimento.

Tem leituras para me indicar? Comenta aí!

Boa leitura!

Aviso: todos os links para compra dos livros nesse post possuem afiliação da Amazon, mas você não paga nada a mais pelo livro, e eu ganho uma pequena comissão por cada venda. Mas este post não tem filiação ou parceria com as editoras/autores.

Originally published at https://oigabiferreira.medium.com on May 23, 2021.

Impulsionar pessoas para inovar o mundo

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store