Arquitetura de Microsserviços

Atualmente as empresas de tecnologia vem investindo cada vez mais em softwares distribuídos afim de garantir a escalabilidade, disponibilidade e desempenho de suas aplicações.

O modelo de Arquitetura de microsserviços (Microservice Architecture) é uma forma de se projetar um software, onde se divide o mesmo em pequenos serviços independentes que funcionam ou não em conjunto para responder as requisições feitas pelos usuários do sistema.

“Embora não haja definição padrão formal sobre o microsserviços, existem certas características que nos ajudam a identificar o estilo. Essencialmente, a arquitetura de microsserviços que é um método de desenvolvimento de aplicativos de software como um conjunto de serviços pequenos e modulares independentemente, em que cada serviço executa um processo único e se comunica através de um mecanismo leve e bem definido para atender a uma meta de negócios.” (DINO, 2017).

A grande vantagem da arquitetura microsserviços seria a facilidade com que os serviços dispostos pela aplicação podem ser implantados, ou seja, o mesmo sistema seria facilmente dividido em vários servidores físicos ou virtualizados aumentando a escalabilidade do software.

“Em suma, o estilo arquitetônico do microsserviços é uma abordagem para desenvolver uma única aplicação como um conjunto de pequenos serviços, cada um executando em seu próprio processo e se comunicando com mecanismos leves, muitas vezes uma API de recursos HTTP. Esses serviços são construídos em torno de recursos de negócios e implementados independentemente por meio de maquinário de implantação totalmente automatizado. Existe um mínimo de gerenciamento centralizado desses serviços, que pode ser escrito em diferentes linguagens de programação e usar diferentes tecnologias de armazenamento de dados.” (LEWIS E FOWLER, 2014).

Microsserviços é uma arquitetura de software que vem de encontro com o cenário de muitas empresas sendo capaz de agregar grande escalabilidade no software se utilizando da clusterização como um dos principais fundamentos para o funcionamento do ambiente, devido ao maquinário de implantação totalmente automatizado.

A implementação deste modelo de arquitetura permite a multidisciplinaridade quanto as linguagens de desenvolvimento utilizadas e exige do desenvolvedor uma grande capacidade técnica e um envolvimento com diversas tecnologias.

Referências:

LEWIS, James; FLOWER, Martin. microsserviçoss a definition of this new architectural term term.2014. Disponível em: <https://martinfowler.com/articles/microservices.html>. Acesso em 20 nov. 2020.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store