Procurando leituras sobre design?

Abaixo uma seleção de livros que eu já li sobre design e experiência do usuários que recomendo para designers e não-designers.

Psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão


This post is a demonstration of running Nanos in MacOS and creating a unikernel with spring-boot application to deploy on aws cloud. I’ll not get into a concepts or architecture here. Please read my previously post “The death of Linux Containers” if you are looking for knowledge about Unikernels.

“Nanos is a new kernel designed to run one and onlyone application in a virtualized environment. …


Unikernels are awesome!

First of all, let’s understand what unikernel is. “Unikernels are specialized, single-address-space machine images constructed by using library operating systems.” (Unikernel, n.d.)

Specialized means the unikernel holds a single application, and single-address-space means that is the core, and that is it! Nothing more! No other space or program exists on the unikernel, and it is built to run just one application.

Unikernel is different from the conventional kernel; we can call the Linux kernel a monolith kernel because it brings many resources, drivers, userspace, libs, etc. Unikernel is the opposite of the Linux kernel, and it’s smaller…


Conforme a tecnologia foi avançando e o mundo se adaptando a incluir essa inovação no dia a dia, começou a se formar uma ideia de que seriam criados robôs e que eles poderiam ocupar o lugar das pessoas em suas atividades profissionais. O que pouco se pensou, foi na possibilidade de os robôs se tornarem colegas e não rivais, em um contexto que se utilizaria da tecnologia para execução de tarefas operacionais, tornando os seres humanos profissionais focados em estratégias e sentimentos para criação de projetos.

É neste momento que você precisa refletir sobre suas qualidades profissionais e se fazer…


A Experiência do Usuário (User Experience) sempre teve grande relevância, porém de uns 5 anos para cá ela se tornou primordial (já era hora não?). Com o avanço da tecnologia, as pessoas começaram a ter maior acesso a coisas que antes eram mais difíceis. Antigamente usar um celular com GPS era uma utopia, algo de filme de ficção científica. Hoje fazemos chamadas de vídeo com nossos familiares que estão em outro país, encomendamos comida de locais longe de nossas residências sem nem ao menos conversar frente a frente com uma pessoa. Criamos conteúdo em redes sociais, conversamos com pessoas que…


Quando John Locke falou sobre empirismo na antiguidade, tratava da experiência sensorial, e tinha como base maior o pensamento filosófico do conhecimento sendo transmitido de forma “indutiva”, falando também da verdade generalizada mesmo após experiências. Já na idade moderna o empirismo aparece de forma mais madura, e entra na filosofia da ciência de uma forma que enfatiza a evidência descoberta através de experimentos, afirmando que todas as teorias e hipóteses devem ser testadas.

No ágil, ao falarmos de empirismo, não estamos tratando de algo onde o conhecimento é passado de uma pessoa para outra sem qualquer confirmação, e sim onde…


Há, sem dúvidas, um processo árduo de educação e conscientização dentro do ambiente empresarial num todo em relação às diversas patologias relacionadas ao campo da saúde mental. Porém, mesmo com a presença deste trabalho, ainda há necessidade de analisarmos como precisamos conciliar o acesso à informação e sua prática de fato.

Em sumo, o processo de educação e conscientização ocorre com o intuito de, justamente, alcançar indivíduos específicos que ainda não foram expostos a um determinado tópico. Tal processo pode então desencadear uma reavaliação dos conceitos que uma pessoa teria em relação ao assunto da saúde mental.

Após o período…


A acessibilidade é apenas para pessoas com alguma deficiência? Apenas para pessoas mais velhas? É voltada para pessoas que não possuem o mesmo nível que você de conhecimento? NÃO! A acessibilidade é para TODOS. Ela é tudo sobre pessoas, sem barreiras e com o intuito de dar autonomia.
Inicialmente precisamos mudar o nosso pensamento sobre a deficiência. Até os anos 60 acreditava-se que a deficiência era permanente, posteriormente descobriu-se que as deficiências poderiam também ser temporárias e, através da evolução da tecnologia, hoje é possível facilitar a vida de uma pessoa em alguma destas condições.

Porque levantei essa questão? Pois…


No post anterior, falei sobre a qualidade de software e como podemos (e devemos) aplicar os mesmos conceitos no desenvolvimento de Infra como Código.


O termo “Open Banking” veio à tona não faz muito tempo. Porém essa movimentação ocorre desde 2006, quando o Banco Central iniciou a portabilidade de cadastros entre instituições financeiras.

Mas o que é Open Banking? Vamos começar do início.

Segundo o site do Banco Central ( https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/openbanking), Open Banking é:

​O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, é o compartilhamento padronizado de dados, produtos e serviços por meio de abertura e integração de sistemas, com o uso de interface dedicada para essa finalidade, por instituições financeiras, instituições de pagamento e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC, de forma segura…

SOUTH SYSTEM

Impulsionar pessoas para inovar o mundo

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store